top of page
  • Griot

Lições da grande feira

Atualizado: 30 de jul. de 2019

A grande feira da ciência da SBPC (21 a 27 julho) foi altamente produtiva para os estudos do Griot - Laboratório de Investigação em Jornalismo, Direitos Humanos e Narrativas Complexas (CNPq/UFMS).


Griot é presenteado com o livro "Museus indígenas e quilombolas: Centro de ciências e saberes"


A principal troca foi feita com pesquisadores e pesquisadoras do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia-PNCSA (http://novacartografiasocial.com.br/), coordenado desde 2005 pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida. Muitas reflexões proporcionadas pelo curso “Direitos Humanos e Território” e que muito contribuirão com o desenvolvimento do projeto de pesquisa “De frente para a América do Sul - Um olhar biográfico sobre assentamentos humanos sul-americanos na perspectiva dos direitos humanos fundamentais”, em curso no âmbito do Griot . É imprescindível ao êxito jornalístico a interface com outras áreas do conhecimento. É o caso da cartografia social. Durante o curso conhecemos as experiências dos quilombolas Leonardo dos Anjos (Comunidade do Brito) e Dorinete Serejo Morais (Comunidade de Canelatiua), pesquisados pelo PNCSA e que lutam bravamente para manter suas terras ameaçadas pela Base Espacial de Alcântara (MA). Além do intercâmbio teórico-metodológico, recebemos como presentes para o acervo bibliográfico do Griot, as obras “Museus Indígenas e Quilombolas: centro de ciências e saberes” e “Direitos, Resistência e Mobilizações: A luta dos Quilombolas de Alcântara contra a Base Espacial” (ver fotos). Nossos agradecimentos aos ministrantes do curso Alfredo Wagner (UEMA/UEA), Franklin Plessman de Carvalho (UFRB), Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA), Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA) e Sheilla Borges Dourado, Leonardo dos Anjos e Dorinete Serejo.

Griot também recebeu a obra "Direitos, Resistência e Mobilizações: A luta dos Quilombolas de Alcântara contra a Base Espacial”, de Leonardo dos Anjos.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page